3º e 4º Encontros Nacionais de Gestão Técnica Centralizada

3º e 4º Encontros de Gestão Técnica Centralizada

A APIRAC vai realizar, a 15 de novembro no LISPOLIS e a 22 de novembro no Porto, o 3º e 4º Encontros de Gestão Técnica Centralizada, que vão ter como tema “As novas políticas para a Eficiência Energética nos Edifícios e a suas implicações nos Sistemas de Gestão Técnica”.  As empresas LISPOLIS usufruem de condições especiais de acesso à sessão de Lisboa.

 

Confira aqui o programa completo da sessão.

 

Nova EPBD e Nova versão da Norma EN15232:

O quadro normativo europeu sofreu alterações significativas com a publicação da norma EN15232, em maio de 2017, e com a recente publicação da Diretiva (UE) 2018/844, em 30 de maio de 2018, relativa à performance energética dos edifícios (nova EPBD).

A Diretiva (UE) 2018/844 vem reforçar as medidas já propostas aos vários estados membros em 2010, com um enorme foco nos edifícios com necessidades quase nulas de energia (NZEB), sejam eles novas construções (obrigatório em edifícios públicos até ao final de 2018 e em edifícios privados até ao final de 2020) ou transformações profundas nos edifícios existentes. Esta diretiva realça o papel determinante da automatização dos edifícios para se atingir essa classificação NZEB, criando um indicador de aptidão para tecnologias inteligentes, a ser utilizado para medir a capacidade dos edifícios para utilizar tecnologias de informação e comunicação e sistemas eletrónicos, com o propósito de adaptar o funcionamento do edifício às necessidades dos ocupantes e à rede, bem como para melhorar a sua eficiência energética e o seu desempenho global.

Por seu turno, a publicação de uma nova versão da Norma EN15232, aumenta o grau de exigência para atribuição das várias classes dos sistemas de gestão técnica, nomeadamente a Classe C, obrigatória em Portugal para edifícios com potência térmica igual ou superior a 250kW.

Também a nova redação das Perguntas & Respostas da ADENE (FAQs), relativas ao SCE, e a evolução tecnológica, que nos últimos anos tem ocorrido no mercado da gestão técnica de edifícios, massificando as soluções web e introduzindo a computação na nuvem, aconselhavam a uma revisão das arquiteturas tipo dos sistemas apresentados.

 

Guia Técnico de Sistemas de Gestão Técnica | Segunda edição

É neste contexto que, mantendo os principais objetivos da primeira edição – compilação e divulgação da legislação e tecnologias nos meios académicos e profissionais –, a Comissão de Empresas de Sistemas de Gestão Técnica de Edifícios da APIRAC em boa hora decidiu publicar a segunda edição do Guia Técnico de Sistemas de Gestão Técnica. Esta nova edição, que agora se disponibiliza aos vários intervenientes no mercado, pretende ser fonte de conhecimento, atualizando e contribuindo para uma melhor performance energética dos edifícios, e um melhor desempenho ambiental.

1 thought on “3º e 4º Encontros de Gestão Técnica Centralizada”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.