Inteligência Artificial no Marketing

Inteligência Artificial no Marketing

A Inteligência Artificial (Artificial Intelligence – AI) é uma das maiores tendências no mundo atual e está cada vez mais presente nas nossas vidas. Desde os corretores automáticos de texto, os chatbots, aos sistemas de recomendação, o nosso dia a dia está repleto de AI.

Por Beatriz Santos

 

No âmbito da Guest Session By LISPOLIS no Digitalks Now do dia 18 de maio, estivemos à conversa com Ignacio Correia, responsável de Inovação na Algardata sobre as aplicações de AI no Marketing das Empresas Portuguesas.

Ignacio começou esta conversa por nos falar sobre o contexto atual de Inteligência Artificial nas empresas portuguesas, onde nos explicou que “as empresas grandes, obviamente, já utilizam […] e tiram partido disso”. As PME’s portuguesas, na sua opinião, já estão consciencializadas e já recorrem a ferramentas que utilizam esta tecnologia, enquanto que as pequenas e micro empresas ainda se sentem ameaçadas por estas tecnologias e por isso tendem a ignorá-las.

Ignacio indicou-nos ainda que, graças à inteligência artificial, já é possível personalizar e transformar imagens, bem como criar conteúdos em tempo real, especificamente desenhados para cada indivíduo. Desta forma o processo de personalização e o marketing de conteúdos é facilitado.

Ainda dentro deste tema, pedimos alguns exemplos de utilizações desta tecnologia, onde Ignacio nos falou sobre ferramentas de remoção de fundo de imagens e ferramentas de conteúdo.

As ferramentas de remoção de fundo de imagens, como o Adobe Spark e a Remove BG, recorrem à AI para analisar imagens e identificar os seus elementos, diferenciando os objetos destacados e os fundos de fotografias. Assim, este processo, ao não depender de nenhuma ação humana, facilita o processo de edição, tornando-o mais prático.

As ferramentas de conteúdo, como o Canva e o Crello, utilizam a AI para desenvolver templates e designs consoante o conteúdos que os utilizadores necessitam. Para além disso, e consoante a sua utilização, o Canva consegue sugerir templates que mais se adequam à personalidade e gostos de cada utilizador. Desta forma, o processo de produção de conteúdo e design é simplificado e facilitado.

Posteriormente, Ignacio indicou-nos que as grandes empresas recorrem ainda à Inteligência Artificial para o desenvolvimento de pipelines automatizadas que acompanhem as alterações do mercado, como o lançamento de novas plataformas, temas trending, entre outras.

Numa fase de conclusão, pedimos algumas considerações futuras, onde Ignacio explicou que, na sua opinião, “o covid veio mostrar-nos que a integração é um problema, no sentido em que não há tempo útil para integrar tudo”. Assim, têm vindo a ser lançadas ferramentas colaborativas que têm associadas várias funcionalidades, permitindo às empresa não integrar.

Neste seguimento, Ignacio apresentou-nos a ferramenta da Algardata chamada de Airdesk. Esta ferramenta colaborativa permite às empresas manter toda a sua informação num único local, tendo-a sempre acessível. Para além disso, esta permite realizar:

  • Gestão de clientes, contratos, faturas e projetos em tempo real
  • Controlo de custos
  • Execução de várias tarefas simultaneamente
  • Automação de processos
  • Automação da gestão da equipa
  • Controlo de inventário

Assim, a Algardata está a oferecer a todos os subscritores da Newsletter LISPOLIS seis meses gratuitos para experimentarem a aplicação Airdesk. Para tal, basta subscrever à Newsletter e na próxima edição todos os subscritores receberão um código de desconto por email.

Pode ver e rever toda a conversa através do link abaixo: